segunda-feira, 24 de agosto de 2015

#Extraordinário - R. J. Palacio

Olá Leitores do A Magia Real,

Hoje tenho para vocês a resenha de um livro muito especial, que não por acaso tem o título de Extraordinário, vamos conferir:

Adicione no Skoob

Título: Extraordinário 
Autor/a: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 320

August Pullman (Auggie) teve a falta de sorte de nascer com duas anomalias genéticas muito raras que acabam deformando o rosto de quem nasce com elas, ou mesmo uma delas. Aos 10 anos, Auggie já passou por 27 cirurgias, e apesar das melhoras, nenhum delas, ou todas elas juntas, foram capazes de "normalizar" sua aparência. Agora ele está prestes a enfrentar o que com certeza será seu maior desfio: ir para a escola.

Auggie vai começar o 5º ano em uma escola particular de Nova York. Por mais que ele esteja acostumado com a reação que as pessoas tem ao verem seu rosto, ele sabe que na escola as coisas podem ser bem piores. Ele vai precisar de toda sua coragem se quiser vencer este desafio, ainda mais porque sua querida e amada irmã não estará ao seu lado para defendê-lo. 

"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo."

Apesar do medo que sente, um pedaço dele quer ir para escola. O outro, bem o outro quer continuar protegido em casa. Apoiado pelos pais e pela irmã ele dá o primeiro passo. Em uma idade onde os comentários não são mais tão inocentes, Auggie começa a encarar o preconceito aberto e o velado das outras crianças em relação a sua aparência. Felizmente ele encontra dois amigos que aparentemente não estão se importando nenhum pouco com a falta de beleza exterior dele. Apesar disso, o preconceito está ali, bem perto e constante. Diariamente ele é obrigado a fingir que não percebe o medo e o nojo das crianças ao seu redor, até mesmo de algumas que ele achava estarem acima disso.

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

Mas é durante a festa de Halloween, o único dia em que ele se sente realmente livre e feliz, que Auggie vê seu mundo cair. Arrasado ele pensa em desistir, mas é sua irmã, a mesma com que vem se desentendendo um pouco, apesar de todo o amor que os une, que o impulsiona para frente. Ela não aceita que ele desista ou muito menos abaixe a cabeça para o preconceito. Ela faz Auggie encarar de frente os próprios problemas.

Renovado ele decide seguir em frente, e então as mudanças começam lentamente. Talvez porque ele próprio mudou ou talvez porque os outros mudaram também. A verdade é que Extraordinário é uma lição de vida. Um tapa na cara daqueles que só se importam com a beleza e esquecem o indivíduo.

Auggie tinha tudo para ser triste e até mesmo revoltado. Mas ele é gentil, inteligente e alegre. Isso também é muito fruto do amor incondicional que ele recebeu da família. Foram os pais de Auggie e sua irmã que mesmo sem notarem foram o caráter e a fortaleza deste pequeno gigante. Auggie deu um cara na tapa de todos e o resultado foi este livro que não tem melhor palavra para defini-lo do que Extraordinário.

"A grandeza não esta em ser forte, mas no uso correto da força."

Um livro que deve ser lido por todos e em qualquer idade. Acho até que deveria ser obrigatório nas escolas. Quem sabe assim teríamos uma mudança de atitude nas pessoas que habitam este planeta. Não tenho mais nada para dizer além de leiam, façam dele seu livro de cabeceira. Comprem, deem de presente, falem sobre ele e principalmente, aprendam com ele.

Beijos Rose...

4 comentários :

  1. Oie
    Esse livro é muito amor, eu curti muito ler ele.

    beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O título dele expressa muito bem seu conteúdo.
      Bjs, Rose.

      Excluir
  2. tenho lido muitas resenhas deste livro e confesso que inicialmente tinha uma outra visão dele que de cara me fez repudiá-lo... só que agora eu quero muito lê-lo, não só pelos seus elogios, mas também porque percebi que a trama tem um poder de evolução e conquista muito forte!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, tenho certeza que você vai se encantar com o livro.
      Bjs, rose.

      Excluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!