quinta-feira, 28 de abril de 2016

#A Escolha de Eron - Ademilson Chaves

Olá Galera.

Hoje quem nos presenteia com uma bela análise é a colunista Rudy, do blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom. Vamos conferir: 

Adicione no Skoob
Avaliação da Rudy: 5,0 / 5,0

Título: A Escolha de Eron
Autor/a: Ademilson Chaves
Editora: Selo Jovem
Páginas: 260

Eron mora em Diamantina desde a infância. É advogado da Prefeitura e estranha o chamado urgente do Prefeito em seu gabinete. Acaba sendo demitido e fica arrasado, pois tem duas filhas: Jully e Lyz, além da responsabilidade de ser o provedor da família, já que Sara, sua esposa, cuida das meninas e nas horas vagas, pinta quadros.

Uma semana se passa e Eron não consegue nenhum emprego na cidade, até que recebe uma ligação de Diogo, seu amigo de infância e que agora era Prefeito de Montes Claros. 

Eron fica cismado, já que o último encontro com o amigo não tinha terminado como imaginava, justamente por causa de Sara. Diego tinha se apaixonado por ela e não gostou nada de saber que Eron a estava namorando.

Diogo se desculpa, diz que tudo ficou no passado e que nem se lembrava mais daquilo. Convidou Eron para ir trabalhar com ele, disse que sempre o achou competente e precisava dele ao seu lado. No início Eron não aceitou, porém Sara o ficou pressionando, dizendo que tinham duas filhas e precisavam de estabilidade. Eron acaba aceitando e se mudam para Montes Claros.

A cidade é muito quente e Jully não se adapta bem, vive doente com problemas respiratórios. Todos sentem o impacto da mudança, inclusive a cadelinha Maya. Eron começa a trabalhar no escritório de advocacia, comandado pelo Dr. Clóvis, braço direito de Diogo e logo descobre uma trama ardilosa do amigo e resolve voltar para Diamantina. Conversa com Sara, mas não aceita retornar. Eron pega as meninas e a cadelinha e partem, mesmo em baixo de uma chuva torrencial e com Jully febril.

No meio do caminho há um pequeno incidente e Eron tem de estacionar o carro no acostamento, sem ver nada por causa da chuva. De repente um carro encosta atrás dele e pensa que é para ajuda-lo. Para sua tristeza, sequestraram sua filhinha e ele fica desesperado.

Acaba se separando de Sara e vai morar em um Mosteiro. Após 12 anos Sara está à beira da morte e manda chama-lo, fazendo uma confissão inesperada e que o pega de surpresa. 

Conhece uma garota e sente-se bem atraído por ela, mas desconfia que pode ser sua filhinha desaparecida há tanto tempo e começa uma busca interminável, cheia de percalços pelo caminho. Descobrirá que por trás do crime hediondo do passado, muita traição e um inesperado desfecho, conseguirá elucidar todos os fatos.

” Não queria chegar atrasada, odiava quando se atrasava para o trabalho ou para qualquer compromisso. Sentiu um grande alívio ao descobrir que era um dos primeiros a chegar. [...]” (pág. 56)

Vou começar logo dizendo que gosto demais quando um autor nacional, usa sua própria cidade ou estado para ambientar uma história, dá mais veracidade e mostra que usou um pouco de tudo que viveu para criar o livro.

E por falar nele, devo dizer que contém todos os elementos essenciais para prender o leitor do início ao final: romance, crime, traição, mistério e personagens bem descritos com personalidades fortes e bem definidas, inclusive as personagens secundárias.

Confesso que fiquei um tanto abalada emocionalmente, por não imaginar que a maldade de um ente querido, seja tão grande a ponto de causar tanto sofrimento. Por não aceitar que algo do gênero aconteça em nossa realidade, embora saiba que o mundo é completo e tudo pode acontecer.

Na verdade o livro é tão verossímil que me fez acompanhar cada detalhe como se vivenciasse ao lado do protagonista, sentindo seu amor, suas agonias, sua tristeza e sua força.

Uma trama tão bem escrita que só me aquietei ao fechar a última página e despois de muito tempo, ainda me peguei analisando como alguém pode escrever algo tão bom.

Recomendo de olhos fechados, principalmente para quem gosta de um romance carregado de mistérios, onde o passado se mistura ao presente, mostrando o quanto se pode guardar uma mágoa para sempre.

Um comentário :

  1. oi Elis, que bom que a trama te atraiu tanto, particularmente não seria um livro que em primeiro momento eu daria tanta atenção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!