sábado, 3 de outubro de 2015

#Fragmentados - Neal Shusterman (vol. 1)

Olá Leitores,

Hoje temos a resenha/análise da colunista Rudy, do blog Alegria de Viver e Amar o que é bom!!!, vamos conferir:

Avaliação da Rudy: 4,8 / 5,0 
Adicione no Skoob

Título: Fragmentados
Volume: 1
Autor/a: Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320

A Guerra de Heartland (a Segunda Guerra Civil) foi longa e sangrenta entre os exércitos Pró-vida e Pró-escolha. Após várias emendas constitucionais, foi criada “A Lei da Vida”, apaziguando os dois lados e dando fim a guerra. 

A Lei da Vida declara que a vida humana não pode ser imaculada da concepção aos 13 anos; entretanto, dos 13 aos 18 anos, os responsáveis podem optar por ‘abortar’ uma criança, desde a vida dela não tenha fim ‘tecnicamente’. O processo é chamado de “FRAGMENTAÇÃO”, onde partes das crianças são implantadas em outros seres que precisam de doação de órgãos.

CONNOR tem 16 anos e sempre foi considerado rebelde por seu pais que assinaram a autorização para fragmentação do mesmo, sem nem ao menos comunicá-lo, ele descobre sem querer e acaba fungindo de casa na véspera de ser levado para fragmentação.

RISA tem 15 anos e é tutelada pelo Estado, desde de criancinha quando seus pais morreram. É pianista e como não sabe fazer outra coisa, é descartada pela instituição onde vive para dar lugar a outras crianças.

LEV tem 13 anos e é de família religiosa, sempre soube que ao completar a idade, seria fragmentado como dízimo. Aceitou desde de sempre sua condição e até achava que era uma oferenda. Queria mesmo ser fragmentado em favor de outrens.

Um acidente inesperado reúne essas três crianças que se unem para não serem fragmentados e começa uma grande ‘aventura’ onde Connor e Risa lutam para sobreviver até os 18 anos e Lev até certo tempo, insiste ainda em ir para fragmentação.
” Engraçado, mas era para a Lei da Vida proteger a santidade da vida. Em vez disso, apenas tornava a vida algo barato. Graças a Deus há a Iniciativa da Cegonha, essa lei maravilhosa que dá a garotas como ela uma alternativa muito melhor.” (pág. 52)

O livro é uma distopia pós apocalíptica como tantos outros, porém com o diferencial no enredo. O autor soube alinhavar bem direitinho o encontro dos 3 tipos de fragmentários e trouxe uma trama mais que envolvente.

Cada personagem principal amadureceu de algum modo, principalmente Lev, fiquei admirada o quanto houve uma mudança com ele. E para saber como tudo aconteceu, você terá de ler o livro que é bem envolvente e em certa parte revoltante.

Ainda não digeri o fato de crianças serem fragmentadas. Por que não os adultos? Na minha opinião seria bem útil mas, enfim, a criatividade (até certo ponto perversa) do autor, quis assim, fazer o que, né?

Achei crueldade essa tal Lei da Vida, o que não perde o brilho de uma distopia bem escrita e onde nenhuma ponta ficou solta, mesmo sendo uma série. Acredito que novos fatos virão e já estou bem curiosa pelo próximo livro.

Recomendo muito, principalmente para quem gosta de ficção/distópica diferenciada das comuns. O tema é bem questionável e nos faz pensar nessa nova realidade futurística que bem poderá ser a nossa.
Cheirinhos Rudy...

Um comentário :

  1. flor confesso que este livro não me atraiu, a proposta é muito tenebrosa pro meu gosto
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!