quinta-feira, 3 de abril de 2014

Antes de Dizer Adeus - Susan Spencer-Wendel com Bret Witter

Avaliação A Magia Real: 4,0 / 5,0

Adicione no Skoob

Título: Antes de Dizer Adeus
Autor/a: Susan Spencer-Wendel com Bret Witter
Editora: Sextante
Páginas: 336

Susan é uma pessoa que admiro, ela descobre que tem ELA (esclerose lateral amiotrófica) com seus 43 anos, tem um marido, três filhos e uma doença que destrói os nervos que estimulam os músculos do corpo gradativamente. Eu como leitora não tinha conhecimento dessa doença, por isso me pergunto quantas doenças piores que essa eu desconheço. No entanto, num mundo tão cruel como o que vivemos, as vezes não ter conhecimento de tudo pode ser uma benção. 

Susan sofre ao ter confirmada sua suspeita de ter ELA, e decide viajar com as pessoas que são importantes em sua vida e vivê-la ao máximo. A cada capítulo temos uma história, que emociona e nos faz admirar a pessoa forte que ela é, pois corre atrás dos seus objetivos custe que custar. Gostei muito do passeio com o golfinho que ela fez com o Wesley e por perceber que esse momento deveria ser guardado na memória. Fiquei emocionada com as palavras que ela escreveu. Aubrey é o filho mais amado que já vi, ele tem um sentimento e um sendo de realidade que me cativou, desejo que ele sempre seja essa pessoa incrível. Marina é uma luz na vida de Susan, mas tenho de confessar que esperava mais dela como filha, porém aqui nos é contado a realidade e não uma ficção. Por isso os momentos em que ela demonstra o carinho pela mãe, são especiais, não é sempre que um adolescente tem de passar por tamanho grau de provação. 

John é um marido que como a autora mesmo diz, deixa as mulheres encantadas, somente tenho a dizer que você encontrou uma joia rara e merece cada grão valioso que ela tem. Nancy é uma amiga que todas nós gostaríamos de ter, uma amiga-irmã, que está presente quando é necessária e quando sente que precisam dela. Nós adultos sabemos o quão difícil é ter uma pessoa que nem Nancy em nossas vidas e por isso creio que a Susan só tem a agradecer por esse presente divino. Steph é uma irmã que faz o que eu mesma faria por qualquer um dos meus dois irmãos. Como pra mim eles estão em primeiro lugar, para Steph ela também está. 

Há também Graice que é a cadela da família, que parece perceber muito do que está acontecendo, já que está sempre perto de Susan, realmente os animais entendem de uma maneira que muitos de nós nem conseguimos imaginar, além de serem fiéis e leais sempre. Como dizem não importa quanto um ser humano o magoe ou o deixe um pouco abandonado, ele sempre será o melhor amigo quando o dono voltar, sempre estará disposto a nos consolar e alegrar. Feliz daqueles que valorizam os amigos de quatro patas, uma agradecimento especial na minha análise a Dana minha cadelinha que amo demais.

Depois de passar pela descoberta da doença a vida de Susan completa um giro de 360 graus, eu poderia dizer dá um giro de 180 graus, mas na realidade ela não vira de ponta cabeça e sim completa os buracos que estavam abertos, já que ela foi adotada por Tê e seu marido. E o que podemos dizer é que o destino tenha conspirado a favor e trazido bons ventos.

Eu me encantei pelas suas histórias e aventuras, mesmo ficando fraca a cada dia que passava ela ia em frente e conseguia o que desejava. Tanto que ela escreveu essa auto-biografia em seu iPhone letra por letra. Mas tamanha minha surpresa em saber que Susan ainda vive entre nós, pois do jeito em que li no livro, tinha a impressão que ela já tinha falecido. Não sei o por que, mas creio que seja as entonações das últimas páginas. Mas valeu a pena conhecer o ponto de vista de alguém que está passando por isso e ver como seus familiares se tornaram fortes, para deixá-la forte. O que posso desejar do fundo do coração é que achem uma cura, enquanto há tempo.

Quotes:
"- É a viagem que importa, não a chegada, certo?" (pg. 68)

"- Eu não choro porque, se começar, não paro nunca mais." (pg. 106)

"E como a ELA me lembra todos os dias, não se pode lutar contra a natureza." (pg. 106)

"- O mínimo que posso fazer por você é tudo." (pg. 158)

"Sei que você precisa que eu seja feliz. Mas eu estou muito triste." (pg. 227) 

"Procurem por mim no coração, meus filhos. Sintam-me nele e sorriam, como eu pude sentir Panos naquele mosteiro decrépito. Procurem por mim no pôr do sol." (pg. 330)

"Não chore porque acabou. Sorria porque aconteceu. (-Dr. Seuss)" (pg. 332)

Recomendo para quem ficou curioso com a vida que Susan leva e queira saber que os problemas do dia a dia não estão nem perto de serem tão ruins como imaginamos. Temos de aproveitar mais, cada cena para não nos arrependermos futuramente. Vivam cada minuto ao máximo, antes que as cortinas se fechem.

Agradeço a editora Sextante pelo exemplar, que tem a uma capa feita para o momento, elaborada pela Miriam Lerner e uma diagramação ótima, parabéns a equipe que cuidou de cada detalhe. 

Beijokas Elis!!!!

3 comentários :

  1. estou babando desde o lançamento da capa! saber mais da história emocionou e deixou ainda mais vontade de ler

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,
    Nossa não tinha me lembrado que você comentou sobre esse livro achei super legal. E sempre bom termos uma outra perspecitva da vida. Eu conheço essa doença sim de nome só graças a deus. O livro parece ser lindo e emocionante. Adorei a parte em que menciona a Dana a quem tive o prazer de conhecer.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui emocionada com a resenha, que está muito bem escrita por sinal ^^
    Agora me imaginei lendo o livro todo, conhecendo as minucias da vida de Susan. Quero muito ler, vou anotar na listinha.
    Obrigada pela dica, adoro livros assim, intensos e reais.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!