domingo, 2 de fevereiro de 2014

Enfeitiçadas - Jessica Spotswood [As crônicas das irmãs bruxas I]

Avaliação A Magia Real: 4/5

Adicionem no Skoob

Opiniões no Orelha de Livro

Título: Enfeitiçadas
Subtítulo: As crônicas das irmãs bruxas I
Autor/a: Jessica Spotswood
Editora: Arqueiro
Páginas: 272

Em Enfeitiçadas conhecemos Cate, Maura e Tess. Três irmãs bruxas que perderam a mãe. Cate a mais velha tenta seguir a promessa que fez e mantê-las no anonimato e protegidas. Pois os Irmãos - que são os homens da sociedade - não permitem a magia, somente o pior pode acontecer se forem descobertas. Mas quem disse que por trás de alguns segredos, não aja um maior que está fora do controle de Cate. E uma profecia que fará com que tome decisões que não deseja. Ela está próximo de completar 17 anos, a idade em que as moças dessa sociedade devem anunciar se irão se casar ou se devotarão a Deus. Caso a própria não escolha, os Irmãos irão traçar seu destino.

Apreciei a maneira com que a história foi elaborada, com as mulheres que são bruxas com medos dos Irmãos, homens que acreditam que a mulher não deve pensar e nem desafiar suas decisões, claro que isso me deixou revoltada, mas durante a leitura notamos que nem todos são assim. E bem ter de decidir praticamente sua vida aos 17 anos me deixou um pouco assustada, não o que faria se fosse eu mesma a decidir. O romance na história me encantou, me fez voar pelas páginas para saber quem seria o eleito Finn ou Paul. Confesso que gostei mais de Finn por sua inteligente e por amar livros. Paul mesmo sendo um homem admirável, não está disposto a entender os motivos de Cate, por isso perdeu pontos comigo.

Maura é a irmã do meio e tem um temperamento um pouco revoltante, mas notamos que ela somente não era compreendida. Tess a irmã mais nova é um amor, calma e sincera. Sabe como acalmar os ânimos das duas mais velhas. Presenciando as três juntas e ao descobrir a profecia em sua totalidade, meu desejo é que aja um meio de que no final tudo de certo. 

O que me deixou bem chateada, mesmo sabendo que esse é o primeiro volume da trilogia, é que elas tem o dom da magia, mas não sabem usá-lo o suficiente, porque sua mãe falecida colocou na cabeça de Cate que ser bruxa não era um dom e sim uma maldição. Em certas partes da leitura me vi frustada por ela não usar da maneira certa o que sabe para se defender. Mas creio que isso se deu para nos revelar quem era a pessoa que a fraternidade buscava realmente. Posso lhes dizer que o final me deixou embasbacada, mas é justificado. A degustação do segundo volume no final do livro, não mostrou muito do que está por vir, mas espero que alcance minhas expectativas.

A autora escreve de maneira a nos prender em suas cenas, me senti no século XIX com suas descrições, que não são nada cansativas e sim interessantes. E imagino que criar certas cenas, sendo que estamos numa atualidade tão liberal, deve ter a deixado frustada, fiquei com muita vontade de bater em certos personagens. Uma leitura agradável que fará as pessoas apaixonadas por bruxas e romance se encantar com essas jovens que só querem tomar suas próprias decisões.

Me encantei com a capa e a diagramação criada pela editora Arqueiro que está de parabéns. E claro que não poderia finalizar esse post sem lhes deixar meus quotes preferidos:

"- Bom, então ele e eu vamos ter que concordar em discordar nesse ponto. Para que ser um livro se não dá prazer?" 
(pg. 88)

"Passo por Finn e me ajoelho na frente do emaranhado de rosas. - Ainda tenho o meu exemplar. Só não tenha mais tempo de ler.
 - Essa foi a coisa mais triste que ouvi hoje - declara Finn, e passa a mão pelo cabelo desalinhado. - Ler é a fuga perfeita para qualquer coisa que a aflija." 
(pg. 89)

"- O que foi? Não tem nenhum livro no bolso do casaco?
 - Na verdade, tenho. Mas só o pego quando a companhia é entediante." 
(pg. 117 e 118)

"- Não escolhemos quem amamos. Nem paramos de amar quando as pessoas ficam difíceis." 
(pg. 212)

Beijokas Mágicas Elis!!!

Um comentário :

  1. parece um bom livro, mas ainda não entrou na lista de desejados
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!