domingo, 12 de maio de 2013

Pitacos Literários e Babados Cinematográficos: Um Porto Seguro


Com SPOILER leia por sua conta e risco!!!

Sinopse:
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Impressões da história:
Raquel:
 Sendo Nicholas Sparks eu esperava a famosa formula homem+mulher+se apaixonam = tem que enfrentar um problema para ter um final feliz OU não. Porém um Porto Seguro conseguiu me surpreender com guinadas novas e surpreendentes e apesar de a formula sparks estar no fundo da história temos mais que isso.

Elis: Para mim temos um tema bem atual, onde a violência contra a mulher é levada ao limite para chegar ao ponto de fugir e tentar recomeçar de outra maneira, onde o homem é possessivo e não aceita a fuga e por esse motivo a persegue mundo a fora. Um tema que foi melhor abordado no livro.

Sobre o Livro:
Raquel:
 É um livro para te fazer chorar, sorrir e se surpreender. Acompanhamos Katie tentando começar uma nova vida porém as coisas são mais complicadas do que parecem e quando entram duas pessoas na vida dela Jo e Alex que vão ajudar a superar seus medos e tentar seguir em frente, mas parece que deixar o passado para trás não será tão fácil assim.

Elis: A leitura nos passa uma maior carga de emoção, pois vamos criando a cena e os sentimentos conforme, vamos lendo as frases, e por isso ele contém maiores detalhes e é melhor entendido que o filme, aqui criamos o nosso próprio filme. E vemos que a história de Katie/Erin é maior do que nos mostram na telinha, que Alex e seus filhos são diferentes da interpretação. E bem a Jo sua nova amiga é algo surpreendente quando descobrimos quem ela é realmente.

















Sobre a capa:
Raquel: Apesar de não gostar muito de capas de livros que tenham os atores do filme até achei interessante a capa desse livro apesar de achar que poderia ter uma paisagem mais bonita tipo uma praia ou algo assim....

Elis: Apesar de ser uma apaixonada por paisagem e capas, não gostei das capas, nem a da primeira edição e nem da edição com os atores do filme. Eu teria apreciado mais uma foto do lugar  que aparece no filme, quando a Katie/Erin chega a Southport, mas sem pessoas somente a água, a paisagem e o porto. Como essa por exemplo:



Sobre a escrita do autor:
Raquel: Sparks tem um jeito unico de escrever nos fazendo sentir dentro da história em algumas partes pulamos para o passado para entender a história e senti que em um certo ponto acompanhamos outros personagens e seus pensamentos o que deixou a história mais interessante para mim.

Elis: Para mim o Sparks nasceu escrevendo, pois ele além de se fazer entender totalmente, te prende na leitura e você deseja saber o que vai acontecer, por mais detalhes que ele dê.

Sobre o filme:
Raquel:
 Na minha opinião foi uma boa adaptação apesar de cortarem algumas cenas e adicionar alguns outros detalhes, porém o central da historia permaneceu o que me deixou feliz.

Elis: Eu sempre me decepciono com as adaptações, os personagens não são como imagino, nem os lugares são tão belos e as mudanças me deixam tristes, acho que tenho um caso sério, até hoje somente duas adaptações me conquistaram.

Melhor Personagem
Raquel:
 Não foram nenhum dos dois personagens principais não para mim a personagem mais cativante e fofa e a "Filha dele"(procurar nome), que é uma super fofa.

Elis: Se for no livro com certeza quem me conquistou foi o Alex, já no filme creio que todos tiveram seus momentos, mas nenhum me fez ficar apaixonada.

Parte que surpreendeu:
Raquel:
 Além do final que é obvio me fez admirar ainda mais o autor com sua reviravolta a parte que mais prendeu minha atenção foi a parte em que ela conta sobre seu passado e como fez para fugir dele.

Elis: No livro as situações pelas quais ela passou para fugir e a amizade com a Jo. E no filme o que surpreendeu foi o incêndio e a descoberta de Alex sobre o passado de Katie/Erin, que ficou bem diferente da obra.

Considerações Finais
Raquel:
 É um livro muito lindo com partes emocionantes, partes em que nos deixam aflitas e torcendo para que de tudo certo e com um final lindo e surpreendente. Super recomendo.

Elis: Sobre o livro confesso que depois que ela começa a se apaixonar ficamos viciadas torcendo para que o final seja feliz. E sobre o filme, para mim vale a pena ver sem pensar na obra literária, pois se formos comparar não assistiríamos.

Eu e a Kell no GNC

E vocês que leram e/ou assistiram....concordam ou discordam de nós???

Adicione-nos no Filmow - Elis Kell

Adicione-nos no Skoob - Elis / Kell

Até a próxima!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!