sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O Cavaleiro Templário - Jan Guillou



Minha Avaliação

Esse é o segundo volume da série - As Cruzadas - onde o autor nos mostra os anos de penitência de Arn e Cecília, durante a separação do casal, cada um sofre a sua maneira pelo amor em pecado que viveram aos olhos da igreja. Mas jamais deixaram para traz a certeza de que um dia ela terminaria e eles estariam livres para viver um grande amor. As perguntas que ficaram eram: O amor duraria diversos anos? Os dois estariam vivos quando ganhassem a liberdade? E quanto tempo levaria para que pudessem se reencontrar?

Nas diversas perguntas que vão surgindo no decorrer da leitura, sofremos com a Cecília, pois como ela esta pagando por um pecado aos olhos dos cristãos, ela sofre e é humilhada sem motivos. Enquanto lia as páginas pensava: - Já não basta estar presa, ainda a maltratam. Isso me deixava louca, e não nego que meu pensamento era que naquele tempo e nos de hoje também, sabemos que o mundo da voltas. Então não façam para os outros, o que não desejam passar. E há personagens nesse livro que temos vontade de matar.

As pessoas que gostam de livros históricos fariam uma resenha mais técnica, falando sobre as guerras, mas eu uma sonhadora, só posso dizer que sim elas foram devastadoras, injustas, outras vezes justas, dirigidas por pessoas sem cérebro e por grandes homens, mas a visão que tenho ao ler sobre o assunto, é que as pessoas que obedecem uma ordem a fazem cegamente, e não podem contestar. Em algumas situações homens foram mandados para a morte em nome de um ideal. 

Também notamos a presença marcante de algumas mulheres como a rainha Cecília, sim ela tem o mesmo nome da amada de Arn. E elas se tornam grandes amigas já que ficaram juntas em Gudhem, o convento, e devido as reviravoltas de guerra a vida das duas mudava da água pro vinho. Cecília com o passar dos anos de penitência ganha um grande conhecimento de como lidar com os negócios do convento, e mostrando que a mulher começava a tomar o lugar dos homens. Muitas intrigas são criadas, seja por amor ou por vingança e por causa delas muitas pessoas sofriam horrores. A Abadessa do convento guarda uma carta na manga que poderá prejudicar futuramente a liberdade de Cecília e todas as pessoas que ama.

Arn quando termina de cumprir sua dívida com os templários, acaba tendo seu retorno para casa atrasado por ordens e dívidas que fogem ao seu controle, e por esse motivo ficamos frustrados ao findar o volume, pois a curiosidade em saber o que será desses personagens, assim como de todos os que integram a história é enlouquecedora.

O que posso dizer é que tive diversas emoções nas páginas dessa obra, mesmo entendendo que naquela época era assim que as coisa eram, o impacto diante da obediência e severidade do poder estar nas mãos de poucas pessoas me surpreendeu. Notamos que seja o destino ou Deus como é falado no livro, as palavras certas, ditas na hora certa; faziam a diferença. Como o contrário também podia ser devastador.

Não há como explicar em palavras tudo que eu passei lendo esse livro, o que posso dizer é que recomendo a leitura a qualquer pessoa, para terem uma amplitude maior de como as coisas podiam ter sido na época das cruzadas.

E claro não posso deixar de agradecer ao meu amigo Rudolf pelo empréstimo do livro. Pois cada livro lido, transforma a mente do leitor para ele se tornar a pessoa que é.

Segue quotes escolhidos por mim:

"Eu o amo de tal maneira que, às vezes, até tenho medo de pecar, justo por amar um homem, mais do que a Deus." (pg.151)

"Ao puxar pela sua espada, não pense em quem você vai matar. Pense em quem você vai poupar."(pg.467)

"As sua palavras salvaram cinquenta mil vidas cristãs." (pg.488)

Beijokas Elis!!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!