quarta-feira, 21 de março de 2012

Entrevista - Marcos Henrique Matos

Oi Galera,

Hoje trago uma entrevista com o autor do livro O Lado Avesso, lançado pela editora Baraúna. Fiz uma apresentação do livro AQUI para quem quiser dar uma conferida.


1 - Quem é Marcos Henrique Matos?
Marcos Henrique é um recifense que pensava que o céu fosse perto no mundo artístico, quando montou sua banda ainda no século passado, no longínquo ano de 1998 e que terminou seu sonho de ser musico em meados de 2006. Porém, o sonho de ser escritor, ele nunca abandonou.

Comecei escrevendo fragmentos de poemas aos 16 anos, hoje tenho 34 e de lá para cá aprendi muita coisa e quebrei muito a cabeça aprendendo que viver de arte no Brasil não é nada fácil.

Hoje em dia, sou estudante de jornalismo, trabalhos como assessoria, já escrevi muitos poemas, sempre em prosa, gosto mais da poesia em prosa e escrevi 5 livros, mas O Lado Avesso – Nornes, o Mago é meu primeiro livro lançado por uma editora.

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
A ideia do livro surgiu do fato de brasileiro deixa tudo para última hora, eu explico. Sempre que vou escrever um livro, gosto de primeiro ficar imaginado ele em minha mente, pra ai, só depois começar a digitá-lo. Curto mais o processo de criação do que escrever, gosto de todo o caos que se forma em meu cérebro para poder criar personagens, ações, situações e por ai vai.

O Ministério da Cultura, não sei se ainda faz isso, mas antes fazia um concurso para criação de games, acho que isso foi entre 2005 e 2006, não lembro bem. O primeiro passo era escrever o que seria o jogo, e depois o jogo seria desenvolvido para quem vencesse o primeiro processo. Você criava o roteiro do jogo, recebia, na época, 30 mil reais e via seu jogo ser criado. Imaginei O Lado Avesso para ser um jogo, só que na hora de colocar tudo no papel, perdi o prazo porque deixei tudo para a última hora. Ah! Isso aconteceu por duas vezes.

Eu já tinha a base do que seria o roteiro do jogo, como não consegui mandar para o concurso do Ministério da Cultura deixei a ideia hibernando. Foi ai que em 2009, comecei a pensar em transformar o roteiro do jogo em livro, mas não queria fazer um livro igual a tantos outros de fantasia, queria uma coisa que o leitor do Brasil pudesse se identificar como também o leitor do Japão, por exemplo. Então, comecei a maquinar o que faria minha estória ter peculiaridades que outras não tinham. Foi ai que nasceu a ideia de misturar seres de nosso folclore como curupiras, caiporas e uma lenda da Ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco), com dragões, elfos, entre outros seres fantásticos.

Depois de unir esses elementos, comecei a pesquisar nomes para meus personagens, porque um curupira não poderia ter um nome europeu, foi ai que me veio à ideia de utilizar algumas línguas indígenas para ser a língua dos curupiras e ai tive que fazer mais pesquisas. Depois de levantar todos os dados que precisava, comecei a imaginar como o livro seria, só depois comecei a escrever. Todo o meu processo criativo começa na imaginação, só depois de imaginar, imaginar e imaginar muito o universo que quero criar é que começo a escrever e os processos se fundem: a imaginação com a escrita.

E foi assim que a estória do livro nasceu.

3 - Como chegou a escolha do título?
Tenho dificuldades com a criação de títulos, sou péssimo nisso. Mas O Lado Avesso é o que nos somos por dentro, é nossa busca por “nossa” verdade e o mago Nornes é quem achamos que pode nos mostrar essa verdade, mas a verdades está em nós e Nornes, apenas clareia isso, mas não nos diz: essa é a tua verdade. Foi meio que dessa forma louca que o título nasceu.

4 - O que deseja passar para as pessoas através dele?
O livro fala de descoberta, da busca pela verdade, nossa verdade e fala de amizade e o respeito ao que é diferente. Acho que esse livro, apesar de ser um livro de fantasia com muita ação, prega o respeito ao diferente, por exemplo, nessa estória os curupiras são muito descriminados e existe uma cidade onde vários seres convivem respeitando as diferenças, coisa que não existe, muitas vezes, no mundo real. Os personagens principais, são um humano, um curupira, um anão, um elfo e um hainuru, que foi um ser que crie, então quer miscigenação maior do que essa? Seres diferentes trabalhando para um bem comum.

O lado avesso passa o respeito ao ser humano, independente de sua cor, origem, credo, ou de qualquer outra coisa que possa nos parecer diferente por não ser tão comum, mas nem por isso deve ser desrespeitada.

5 - Encontrou dificuldades para lança-lo? Se sim, quais?
Muitaaaaa! Escrevi o livro em 2009, mandei para muitas editoras e em minha inocência, achava que logo uma porrada de editora estaria entupindo minha caixa de e-mail querendo lançar o livro, estava muito enganado. Até tiveram editoras que se interessaram e lançar o livro, mas me cobraram um valor que não tinha como pagar pelo lançamento. Teve até uma editora de Portugal que cobrou 17 mil euros para o livro ser lançado lá. Só em meados de 2011 consegui fechar contrato com a editora Baraúna e agora lançá-lo no comecinho de 2012.

6 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de O Lado Avesso?
Minha mente é muito impaciente, às vezes começo a escrever um livro, ai outro começa a surgir e tenho que parar de escrever o que estava escrevendo para começar a escrever o outro que começo a imaginar, tenho que me policiar para isso não acontecer. Acabei de escrever um livro em setembro de 2011 é meu quinto livro, ainda sem título, ele fala da inveja. Enquanto esperava o lançamento de O Lado Avesso – Nornes, o Mago comecei a escrever sua continuação, já escrevi 82 páginas, dei uma parada para começar a divulgar o primeiro, mas já estou com todo o segundo livro em minha cabeça, vez ou outra me pego imaginando a continuação do livro, mas não quero recomeçar a escrita, pela menos até o segundo semestre do ano, quero divulgar ao máximo O Lado Avesso – Nornes, o Mago. Mas sempre estou postando algum poema no meu perfil do facebook ou em meu blog, não consigo ficar muito tempo sem escrever, me causa abstinência. (rsrsrs).

7 - Deixe um recado para os leitores:
Bom, se vocês lerem: O Lado Avesso – Nornes, o Mago. Acho que vão gostar, pois escrevo de forma simples e gosto muito de usar diálogos, acho que dessa forma o leitor se prende mais a estória e o ritmo fica mais frenético, além do leitor se sentir mais próximo de toda a ação do livro.

E como o velho Nornes diria:

Um mundo fantástico nos espera em cada esquina de nossa mente.

Redes Sociais
Blog do Autor: Poemas de Caverna
Facebook: Marcos Escritor
Autor no Skoob: Marcos Escritor
Livro no Skoob: O Lado Avesso

Agradeço a atenção e o carinho com o blog e desejo-lhe muita saúde, felicidade e sucesso. Que sua mente criativa ainda nos traga muitas outras histórias. Beijocas Elis!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!