quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Entrevista - Ulisses Goes

Hoje trago uma entrevista com o autor do livro Efeito Cacaos, ele por enquanto é um escritor independente e que em breve esperamos estará lançando seu livro através de uma editora...\o/...ele também é autor do blog Contaminação de Ideias cliquem no título e confiram...\o/

Meus comentários estão entre [ ]

1 - Quem é Ulisses Goes?

Sou poeta e escritor, e até onde consigo me lembrar, sempre quis ser escritor, desde criança. Adorava as aulas de redação e minha professora sempre dizia que eu tinha uma ótima forma de escrever e de contar histórias. Hoje tenho certo reconhecimento em minha cidade, Itabuna, e na região onde ela se situa, no Sul da Bahia. Entretanto, meu objetivo principal é que minhas obras tenham um alcance muito maior, e que mais pessoas tenham acesso a tudo o que eu escrever. Afinal, o objetivo do escritor é poder compartilhar suas obras com todos os leitores que ele conseguir conquistar com suas histórias.

[Adorei conhecer um pouco de você, e tenho de confessar uma coisa..rsrs...sabe sempre adorei fazer redações na escola, mas as vezes a professora pedia para lermos e eu acabava entregando a minha para minha colega e lendo a dela, e me arrependi muitas vezes, pois quando lia a dela pensando que estava melhor que a minha, o resto da turma adorava a dela e até aplaudia sem saber que era minha...=/...eu não era muito esperta...kkkkk]

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
A ideia para o livro surgiu de repente, como um dessas ideias geniais que você tem quando está andando de ônibus ou tomando um café em uma lanchonete. O ponto de partida do livro foi justamente a queda de um meteoro em nosso planeta, e mais precisamente na cidade onde você mora. E eu fiquei pensando nisso e desenvolvendo todas as consequências possíveis desse evento catastrófico. E em pouco mais de um mês eu tinha escrito o livro, desenvolvendo a temática sob o olhar de um personagem que tinha ido embora de sua terra natal, mas estranha e subitamente, sentiu uma necessidade urgente de voltar para a cidade em que havia nascido e rever todo um mundo que havia deixado para trás. E então há o retorno do personagem principal ao mesmo tempo em que ocorre uma catástrofe que muda todo o rumo de sua viagem.

[Fiquei super curiosa para saber tudo que irá acontecer. E saber que a ideia do livro surgiu assim de repente, é genial....as minhas sempre aparecem e somem....kkkk...não sei desenvolver para se tornar um livro...mas ler e entrar na história dos livros eu sei fazer com maestria...\o/]

3 - Como chegou a escolha do título?
Inicialmente eu dei ao livro somente o título "Cacaos", onde fiz uma brincadeira com relação ao fruto cacau, muito conhecido em minha terra e que por muito tempo foi o fator fundamental para o desenvolvimento econômico da região, e a palavra caos, que é o fator principal que desencadeia todo o sofrimento vivido pelos personagens de meu livro. Algum tempo depois, após ler muito sobre a Teoria do Caos e assistir ao filme "Efeito Borboleta", comecei a desenvolver a ideia de mudar o nome de livro para "Efeito Cacaos", numa alusão ao chamado "efeito borboleta", onde uma simples ação nossa pode acabar gerando consequências no outro lado do mundo. O "Efeito Cacaos" que dá nome ao meu livro seria então as consequências geradas por um evento catastrófico de maneira indireta na vida de muitas pessoas, como é o que ocorre com os personagens de meu livro.

[Gostei da maneira como criou o título...\o/...e sabe que por ele ser diferente, ele é mais lembrado...lembro de que quando li o título do seu livro repeti várias vezes para me acostumar, e ele sempre me vem a mente. Bela escolha.]

4 - O que deseja passar para as pessoas através dele?
A mensagem principal de meu livro é a de somos pessoas que desconhecemos o poder interior que temos, o poder de mudar nossas vidas e decidir nosso próprio destino, não importa as adversidades que tenhamos que enfrentar. Independente de qualquer coisa, devemos enfrentar o que vier pela frente e nunca desistir, sempre seguir em frente, e se preciso for, recomeçar do zero e fazer a vida valer a pena.

[Nossa esse me parece aqueles livros que a gente lê uma vez, vicia e continua relendo várias outras, to precisando de uma leitura assim...\o/]

5 - Encontrou dificuldades para lançá-lo? Se sim, quais?

Na verdade, as dificuldades para lançar um livro em nosso país sempre são enormes, principalmente se você não tem condições financeiras para bancar você mesmo a produção da obra. Muitas vezes você tem até sua obra aprovada pela editora, mas tem que dividir os custos editoriais e torcer para que o livro possa ter um respaldo positivo junto ao público leitor, o que nem sempre ocorre. Mas tudo sempre vai depender de sua capacidade de abraçar a sua ideia de lançar seu livro e fazer com que tudo dê certo sempre.

[Desejo que encontre a editora que almeja e que tudo de certo, pois quero muito ter um exemplar seu na minha cabeceira...\o/...que 2012, seja um grande ano para você.]

6 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de Efeito Cacaos?
Atualmente estou escrevendo histórias fantásticas baseadas em um conhecido jogo de MMORPG que alcançou um alto nível de popularidade inclusive entre os jogadores brasileiros. O livro já tem nome, "As Crônicas de Nevareth" e até diversos capítulos escritos e divulgados na internet para avaliação crítica dos próprios leitores. A receptividade tem sido fantástica e todos tem acompanhado e curtido muito as crônicas. Tenho algumas outras ideias para serem desenvolvidas, sempre a nivel de histórias com cunho de realismo fantástico, o que sempre me fascinou muito, principalmente porque sou grande fã de algumas séries que abordam temas similares como Fringe e Life On Mars.

[Agora me senti um pouco desatualizada, pois realmente não sei do que está falando..rsrs...por isso galera vou deixar o link AQUI para vocês conhecerem e também opinarem...\o/...amooo opinar...\o/]

7 - Deixe um recado para os leitores:
Eu espero realmente poder escrever histórias fantásticas que consigam tocar os corações e as mentes de todos vocês, histórias fascinantes, intrigantes, instigantes o suficiente para criarmos uma interatividade onde possamos sempre trocar ideias, comentários, e debater constantemente sobre as obras, para que possamos desenvolver nossas opiniões, eu enquanto escritor, e todos vocês, enquanto leitores atentos e interessados em desvendar todas as possibilidade de interpretação presentes em meus livros. E nunca abandonem seus sonhos mais ousados, pois são eles que alimentam nossas vidas e trazem um sentido pleno e maior para elas.
Abraços literários para todos!

[E eu espero poder conferir cada uma das histórias que criar...\o/...sucesso.]

Redes Sociais:
Livro no Skoob:
http://www.skoob.com.br/livro/196811/
Página do Livro no Facebook: http://www.facebook.com/efeitocacaos
Blogs de "As Crônicas de Nevareth": http://cronicasdenevareth.blogspot.com/

Ulisses quero agradecer a atenção e o carinho em responder a entrevista. E claro também minhas dúvidas. Desejo-lhe muita saúde, felicidade e sucesso. Que em 2012 consigas o que procura e deseja.

Não esqueçam de participar do Top Comentarista:




Beijokas Elis!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!