sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Entrevista - Rodrigo Cardozo

Oi Galera,

Hoje trago para vocês a entrevista com o autor do livro Guardiões de Deus - A Batalha nos Céus, lançado pela editora Baraúna...e que desejo do fundo do coração que, seja um sucesso.
Eu li o livro a um bom tempo (final de 2008...=O), pois o autor me presentou com uma prova, feita por ele mesmo. A resenha está AQUI.

Meus comentários estão entre [ ]

1 - Quem é Rodrigo Cardozo?
Tai uma boa pergunta, rsrs.
Bom nasci em 12/02/1975, hoje estou com 36 anos e sou formado em Engenharia de Computação. Até o primeiro colegial odiava ler, acho que por que era obrigado a ler "os livros" que normalmente "exigem" no colegial (hoje eu adoro esse tipo de leitura, mas para época eu gostava de coisas diferentes) e isso não me motivava. Quando entrei no colegial queria um livro de "suspense" que tivesse surpresas ao longo da história e "conheci" Agatha Christie, meu primeiro livro foi "Tragédia em 3 atos", amei o livro e era tudo o que precisava, se antes era acostumado a ler 1 livro "forçado" por ano, acabei nesse ano lendo 65 livros. Lembro-me que não via a hora de ir para biblioteca pegar um novo e acabei por fim diversificando os tipos de leituras. Então gostou muito ler (qualquer tipo de leitura), também adoro revistas em quadrinhos, desenhos e seriados japoneses. Para ter idéias para minhas histórias gosto de caminhar sozinho e fora tudo isso amo dançar e também nadar.
[Uauuuu como foi legal sua trajetória de amor pela leitura, e quantos Hobbies diferentes...\o/]

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
Eu sempre gostei muito de ler, "ver" historias em quadrinhos (Conan, o Barbaro era minha favorita) e assistir desenhos japoneses (animes). Sou fascinado por histórias e decidi contar uma minha. A idéia era fazer uma história em quadrinhos, comecei a escrevê-la pois achava que me ajudaria nos desenhos, com detalhes dos personagens e locais, só que eu demorava muito para terminar cada desenho e a escrita não acompanhava o mesmo ritmo, quando vi a história ja estava quase pronta.
[E nós leitores agradecemos por isso...\o/...já sabe que amooo sua história..\o/]

3 - Quando começou a escreve-lo? Foi díficil colocar as ideias no papel?
Tenho um calêndario que marco o dia exato que comecei a "bolar" a história, foi no dia 09 de outubro de 2003 e no dia 31 de dezembro do mesmo ano eu tinha a história pronta do começo ao fim (ainda não estava escrita mas ja tinha tudo o que ia se passar nela, alias no começo eu só queria fazer uma história em quadrinho por isso comecei a desenha-la). Eu podeira colocá-la num mundo de fantasia (com anjos, demonios, dragões) e criar a série, "Os Guardiões Deus" que são 5 livros, ou colocá-la numa ficção futuristica (com vampiros, lobisomens e androides) e criar a série "O Segundo Impacto" série composta por 3 livros. Como eu gostava de desenhar sobre monstros, dragões e a história em quadrinho que mais gostava de ler era sobre Conan o Barbaro, optei pela primeira. Quando comecei a escrever, fazia isso em papel, e depois passava para o computador, mas demorava muito e escrevi 70 páginas depois parei. Mais tarde comprei um "pocket" aqueles computadores de bolso, ai foi rápido, levei 4 meses para finalizar o restante. Então posso dizer que levei 3 meses para "bolar" a história e uns 5 meses para escrevê-la. Depois disso "parei" por um ano e quando voltei acabei reescrevendo-a 2 vezes. O que tinha e ainda tenho é muita dificuldade para definir os nomes dos personagens.
[Nossa demorou pra sair né??? Dizem que o escritor é o primeiro crítico de sua própria obra. Deve ter sido por isso, mas agora com o lançamento do primeiro, acho bom você correr para não matar os fãs de curiosidade...bem que eu to esperando a 3 anos pelo segundo volume...rsrs...credo como o tempo voa.]

4 - Como chegou a escolha do título?
Como é uma fantasia que se passa no céu, de jovens que são selecionados para ajudar os Deuses, pois o reino corre o risco de sofrer uma invasão, queria algo que fosse relacionado a isso. Na realidade os jovens seriam "servos" dos Deuses e por isso optei por "Servos de Deus: A Batalha nos Céus", mas para mim a palavra "servos" remetia a uma coisa mais voltada para a religião e não a uma ficção e fantasia, ai acabei mudando para "Guardiões" que é o que os jovens vão se tornar. Achei que ficou bem melhor e assim o título acabou ficando : Guardiões de Deus: A Batalha nos Céus
[Nossa gostei muito da escolha, admito que a primeira me deixaria receosa em querer ler o livro..rsrs]

5 - O que deseja passar para as pessoas atráves dele?
Espero passar para as pessoas uma história de ficção e fantasia onde eles possam viajar com o conto e quando acabarem de ler possam dizer: Foi uma viagem maravilhosa e empolgante!
[Foi realmente uma incrível viagem....\o/...Obrigado]

6 - Encontrou dificuldades para lança-lo? Se sim, quais?
No começo não pensava em lançar, mas criei um site e coloquei 3 capitulos da história, muitas pessoas me escreviam pedindo o livro, comecei a enviar o livro impresso por todo Brasil e recebi vários retornos positivos dos pessoas. Foi quando o livro em pdf foi parar na web para ser baixado e comecei a pesquisar para publicar.
Bom, hoje creio que publicar um livro esta muito mais facil que a alguns anos atras, existem várias editoras que se interessam por trabalhos de escritores que estão começando.
Um exemplo é o site da mesa do editor (www.mesadoeditor.com.br) nele existem muitas editoras, e você pode cadastrar seu livro para ser avaliados por elas. Acredito que o mais dificil seja, "arrumar" uma editora que possa publicar seu livro atendendo a todas suas expectativas.
[Concordo com você, hoje parece que as editoras estão se abrindo para os escritores brasileiros...\o/...e isso é ótimo, afinal eles são tão bons quanto os estrangeiros...\o/...]

7 - O que sentiu quando conseguiu uma editora que acreditasse no seu trabalho?
Eu ja tinha tido alguns convites de algumas editoras para lançar o livro, algumas "pagas" (que você tem que pagar para publicar seu livro) nestas ou os preços eu achava muito caro ou o modo como eles se proprunham a publicar não me atraía (tipo elas publicam o livro e depois você se virava para vender e divulgar), tive até uma pela qual eu não pagaria nada, mas quando fui pesquisar com alguns autores da mesma, eles não me animaram muito. Por fim recebi uma proposta da Editora Barauna e posso dizer que apesar de alguns "entraves" no começo, estou gostando do jeito que as coisas estão indo. Acredito que sempre quando uma editora se mostra disposta a ver seu trabalho é um motivo para ficar contente, então posso dizer que estou muito feliz por conseguir publicar.

8 - A editora fez alguma modificação do original para o lançamento? Se sim, quais?
Não, a editora pegou erros de gramática e ortográfia, mas eu acabei ainda modificando pequenas coisas quando li a revisão.

9 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação?
Sim, tenho vários projetos em andamento. Estou terminando o livro II dos Guardiões de Deuses. Tenho ainda mais 2 séries de ficção e fantasia para escrever que são "O Segundo Impacto" e "O Sétimo |Dia", ambos são séries de 3 livros.
Uma amiga me "desafiou" a escrever uma história para um concurso, faltava uma semana para fechar as inscrições para o concurso, eu escrevi "O Colegial: O Primeiro ano" é uma comédia romantica sobre jovens que acabaram de entrar para o colegial, como são 3 anos de colegial ainda faltam 2 livros.
Tenho fora isso mais 2 projetos um de suspense que se passa pós segunda-guerra, o nome "provisório" da história se chama "O Gene", ja tenho a história mas estou estudando sobre a segunda guerra para colocar fatos "reais" nela.
E também tenho um terror, que se chama "As reliquias". Algumas ja comecei a escrever outras tenho tudo anotado no que eu costumo chamar de "esqueleto", onde eu monto a história em tópicos com os personagens, locais, o que vai acontecer em cada capitulo, etc, etc. Como se fossem apresentações do power point e depois é só sentar e "botar a mão na massa", ou seja escrever.
[Será que preciso dizer que quero ler todas????....kkkk....\o/....adorei saber que vais me surpreender ainda mais....\o/...com outras histórias...\o/]

11 - Deixe um recado para os leitores:
O que dizer para um grupo do qual faço parte? Dificil hein?
Acho que o certo seria desejar que tenhamos "ótimas leituras".
Mas gostaria de agradecer a todos que já leram o livro, muitas me dão um retorno e acho isso super legal. Pois elas, com suas criticas, sujestões e elogios me ajudam demais a crescer e a melhorar cada vez mais minhas obras.
Valewwww a todos!!!

Redes Sociais:
Facebook: Rodrigo Cardozo

Rod, amigo obrigado pela atenção e carinho com o blog e comigo, sabes que desde o início torço por você e lhe desejo muita saúde, felicidade e sucesso. Que eu possa ver e ouvir falar muito de todos seus livros por esse mundão todo. Um grande abraço para você e para todo pessoal da DL que adoro de montão. Beijokas Elis!!!

Não esqueçam de participar do Top Comentarista:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!