segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Entrevista - Graciela Mayrink

Oi Pessoal,
Hoje trago mais uma entrevista com uma autora nacional, a autora do livro Até Eu Te Encontrar, lançado pela editora Vermelho Marinho.




Graciela e sua irmã.
1 - Quem é Graciela Mayrink?
Puxa, que difícil... Sou uma pessoa batalhadora, que não desiste no primeiro obstáculo. Acredito que posso realizar meus sonhos e que cada experiência na vida conta, embora muitos falem que às vezes certas coisas que fazemos são perda de tempo. Não tenho medo de desistir de um projeto e partir para um próximo.

2 - Como a ideia para o livro surgiu?
Quando decidi escrever para publicar, levando a carreira de escritora como uma profissão mesmo e não mais um hobby, quis abordar uma época boa da minha vida: a universidade. A ideia surgiu na minha cabeça, fui trabalhando, amadurecendo e elaborando de forma que ficasse convidativo às pessoas. Quis escrever algo que atraísse o público jovem, retratando-o de forma verdadeira. Sempre gostei de escrever histórias que pudessem ser reais, que poderiam ter acontecido comigo ou com qualquer outra pessoa. Juntei tudo e usei Viçosa, em Minas, como uma forma de homenagear a cidade onde morei durante 6 anos para estudar.

3 - Como chegou à escolha do título?
Sinceramente??? Ele simplesmente veio na minha cabeça. Mas não pense que foi fácil. Terminei de escrever o livro no meio de 2009 e não tinha nenhuma inspiração para o título. Sempre fui péssima para dar títulos. Só que eu precisava de um, para poder registrar, e escolhi o menos brega que me veio à cabeça, e olha que ele era brega demais! Fiquei esses anos todos tentando chegar a um bom para o livro, mas nada. Já havia marcado com meu editor de entregar o original para ele avaliar, e estava disposta a pedir uma ajuda para o título quando, dois dias antes, me veio na cabeça "Até Eu Te Encontrar". Não consegui acreditar que um título bom surgiu assim, do nada. Foi um belo presente para mim.

4 - O que deseja passar para as pessoas através dele?
Que nem sempre a pessoa que pensamos amar é realmente a mais indicada para nós, que todos sofremos por amor, mas precisamos dar a volta por cima e prestar mais atenção às pessoas que estão ao nosso redor. Podemos não perceber, mas sempre há pessoas interessantes à nossa volta, basta reparar nelas.

5 - Encontrou dificuldades para lançá-lo? Se sim, quais?
A principal dificuldade é a falta de espaço nas grandes editoras e a competição com os autores estrangeiros, que já vêm para o Brasil com um sucesso lá fora. Depois que você consegue publicar vem à fase da competição com esses mesmos autores por um espaço na mídia especializada e por um destaque nas livrarias, o que é muito difícil. As pessoas ainda possuem aquele estigma de que autor nacional é chato e que bom mesmo são as tramas que vêm do exterior. O que nos tem ajudado muito hoje em dia é a quantidade de blogs que têm dado espaço para a literatura brasileira. Isso é muito bom porque faz as pessoas começarem a descobrir que ler autor nacional pode ser tão bom (quem sabe mais?) quanto ler um autor estrangeiro porque a história se passa aqui, em solo brasileiro, em locais que muitos conhecem pessoalmente.

6 - Está trabalhando em algum novo projeto ou continuação de Até Eu Te Encontrar?
Como falei antes, terminei de escrever Até Eu Te Encontrar no meio de 2009 e neste meio tempo, até publicá-lo, escrevi outro romance. Não é continuação, todos os meus livros são únicos, com início, meio e fim. Agora estou revisando mais uma vez meu segundo romance, que será lançado em 2012, e escrevendo um terceiro.

7 - Deixe um recado para os leitores:
Espero que quem ler Até Eu Te Encontrar se apaixone pelo livro e que me dê um retorno do que achou, seja através de elogios, sugestões e críticas, que são bem-vindas para melhorar sempre. Mas aproveito para dar um aviso: minha principal característica é diálogo, meus livros são recheados de diálogos e poucas descrições, o que torna o texto mais dinâmico, mas sei que algumas pessoas não gostam tanto. Então vá ler prevenido!!!



Agradeço o carinho e a atenção da Graci comigo e com o blog, desejo-lhe muita saúde, felicidade, sucesso e vários lançamentos. E quando eu tiver a oportunidade de ler sua obra darei minha opinião da leitura para você...\o/...Beijokas Elis!!!

Não esqueçam de participar do Top Comentarista:


4 comentários :

  1. Elis como a Graciela é fofa, me apaixonei pela entrevista, ela é mto simpática....ahhhh agora fiquei morrendo de curiosidade para ler esse livro...Concordo com ela sobre a preferencia em se ler autor estrangeiro, pois como ela msm disse o livro já vem com o sucesso lá de fora, mas eu tbm apoio essa idéia, como brasileiros temos que dar mais valor para os nossos escritores....
    Adorei saber que o livro tem bastante diálogo, eu gosto de descrições mas as vezes descrições demais são meio chato e diálogos éh bem mais interessante...
    Elis eu amei a entrevista....BjOs

    ResponderExcluir
  2. NOssa que legal, a capa do livro é linda e parece ser legal!!
    E a Graciela é super fofa, parabens pela entrevista!

    ResponderExcluir
  3. Elis, gostei muito da entrevista e a escritora é muuuuito simpática. Uma fofa! Parabéns!

    http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Li td do começo ao fim sem parar, kkk
    Esse livro já está na minha estante do skoob, quero muito ler!
    Parabéns Graciela!
    Bjs^.^

    p.s.: Eli, o que vc estava procurando, finalmente saiu: http://www.itcultura.com/2011/11/resenha-dupla-baby-voce-me-ama-de-jasmine-bree/ :D

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!