domingo, 22 de maio de 2011

O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad


Quando comecei a ler o livro pensei que ele não me encantaria, que seria uma leitura demorada e arrastada, mas Asne soube como contar a história nos envolvendo com os problemas da família de Sultan. Um homem que ama livros, mas que também pode ser cruel, devido a maneira como foi criado e por tudo que teve que fazer para vencer na vida.
Também encontraremos histórias sobre suas mulheres, irmãs, filhos, sobrinhos,parentes e pessoas que de algum modo acabaram se ligando a familia por interesse ou por trabalho.

Enquanto lia suas páginas eu agradecia por ser uma brasileira. O que o povo afegão sofre é triste e para mim injusto.
Nós vivemos tão livres, enquanto eles tem tantas limitações, não podem fazer isso, não podem fazer aquilo, porque é pecado diante da religião e do Deus deles.
A maneira com que as mulheres são tratadas me deixou chocada, há passagens no livro que me deixaram pasma. Não entendo como elas conseguem, eu as admiro, pois são fortes para carregar tantos desaforos e injustiças.

E o que penso é que por ser um livro jornalístico com alguns aspectos ficcionais, sabemos que tudo aconteceu e que há pessoas realmente assim no mundo. Pessoas capazes de machucar outro ser humano sem dó nem piedade acreditando que estão fazendo o certo.
Poderia dizer agora que o final foi ótimo, mas não posso, porque esse livro trata de pessoas e a realidade não é um mar de rosas. Simplesmente saibam que cada vez que leio um livro baseado em fatos reais onde conhecemos outras culturas e povos desejo que eles evoluam bastante para saber que cada ser vivo tem o direito de seguir seu próprio caminho e tomar suas decisões.

Um livro chocante,triste, injusto, real que vai lhe mostrar o que é viver entre um povo diferente.

Recomendo...Nota 10!!!!

Beijokas elis!!!!!!

2 comentários :

  1. Oi, Elis!

    Eu tbm gostei muito desse livro, já li a algum tempo.

    Algumas cenas impressionam muito e as penso como as mulheres não se revoltam e suportam viver daquela maneira... algumas culturas são revoltantes.

    O livro vale a pena mesmo!!

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Tem leituras que são difíceis por demais...mergulhar em um mundo revoltante é impactante mesmo. De tais leituras, não saimos incólumes...Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!