segunda-feira, 19 de abril de 2010

País das Neves - Yasunari Kawabata


Quem já leu memórias de uma gueixa, vai compreender melhor o livro. A cultura japonesa me fascina a cada título que leio.

Pra mim Shimamura ama Komako, deseja Yoko e mantém as aparências com a esposa.Ele é considerado um homem frio, mas no decorrer da leitura se nota o quanto ele é amável e cuidadoso com Komako, que é uma garota complicada e indecisa.
Yoko mesmo sendo um dos pontos da história, aparece muito pouco como ela mesma, se nota que falam e pensam mais nela, do que ela atua no texto.

O Final tem um desfecho estranho, porém as curiosidades e o resto do livro compensam. Creio que o autor de repente pudesse ter explicado um ou dois fios soltos, como qual a relação de Komako e Yoko, e a de Yoko e Yuki. Entanto gostei de unir os fios na minha mente dando a idéia de que Komako perdeu Yuki para Yoko, e Yoko ser grata a ela por renunciar a tal relacionamento. E o fato de elas não se darem bem, seja ciume de uma pela outra.

Resumindo o autor me surpreendeu em alguns pontos sobre as tecelãs, as colheitas e outras coisas mais.

Conhecer a vida do autor no final do livro foi ótimo, uma pena ele ter se suicidado, até lerei outras histórias dele, pois pra mim ele não se matou devido há ter ganho o prêmio Nobel, ou ao seu discipulo ter feito o mesmo dois anos antes. Quem sabe não encontro outra tese para seu ato de egoísmo.

Recomendo.....Nota 10!!!

Beijokas Elis!!!

2 comentários :

  1. [se houver nota 10 1/2... darei sempre 11!]

    um imenso abraço, Elisandra

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis!
    Também gosto muito da cultura japonesa.
    Ainda não conhecia esse livro. Ótima dica
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!!
Se tiver um blog, deixe seu link para que eu possa visitar!!